terça-feira, 18 de maio de 2010

Antecedentes e Causa Imediata

SEGUNDA GUERRA MUNDIAL

Um conflito desta magnitude não começa sem importantes causas ou motivos. Podemos dizer que vários fatores influenciaram o início deste conflito que teve começo na Europa e, rapidamente, espalhou-se pela África e Ásia.

Antecedentes da Segunda Guerra:
• O tratado de Versalhes, que declara a culpabilidade alemã na Primeira Guerra Mundial, exige que territórios conquistados pela nação sejam devolvidos (Alsácia e Lorena). O fato gera o chamado Revanchismo Alemão
• O não cumprimento dos acordos de paz assinados após a Primeira Guerra Mundial, foram um impulso para o início de um novo conflito. A dura punição desses acordos, acarretaram a uma grave crise econômica das nações vencidas, que foi acentuada com a crise de 1929. Entre os países mais afetados, estão a Alemanha e a Itália, os quais sofreram enormes prejuízos econômicos e sociais, o que permitiu surgimento de movimentos de extrema direita e esquerda. Na década de 30, surgiram os regimes totalitários liderados por Hitler e Mussolini (Alemanha e Itália, respectivamente), estes tinham fortes objetivos militaristas e expansionistas.
• Na Ásia, o Japão também possuía fortes desejos de expandir seus domínios para territórios vizinhos e ilhas da região. Estes três países, com objetivos expansionistas, uniram-se e formaram o Eixo. Um acordo com fortes características militares e com planos de conquistas elaborados em comum acordo.





Causa imediata:

• O marco inicial ocorreu no ano de 1939, quando o exército alemão invadiu a Polônia. De imediato, a França e a Inglaterra declararam guerra à Alemanha. Anteriormente, havia sido assinado o Pacto de Não-Agressão, que era um acordo entre Alemanha e URSS que permitia a entrada da Alemanha no Corredor Polonês, sem que a URSS intervisse. Mas de fato, esse pacto serviu para que as duas nações ganhassem tempo para aprimorar seus armamentos e organizar melhor as estratégias de ataque.

( De acordo com a política de alianças militares existentes na época, formaram-se dois grupos : Aliados- liderados por Inglaterra, URSS, França e Estados Unidos- e Eixo - Alemanha, Itália e Japão.)

Fontes: www.suapesquisa.com/segundaguerra


Júlia de Assis Martini nº 10
Marina B. P. de Souza nº 12

Nenhum comentário:

Postar um comentário