terça-feira, 18 de maio de 2010

Consequencias da 2ª Guerra

CONSEQUÊNCIAS DA 2ª GUERRA MUNDIAL


• O número de vítimas da Segunda Guerra Mundial foi sem precedentes. Morreram aproximadamente 46 milhões de pessoas: cerca de 26 milhões de soviéticos, 4 200 mil alemães, 4 320 mil poloneses (a maioria judeus), 2 milhões de japoneses, 400 mil americanos e 370 mil ingleses.


• Os custos materiais também foram espantosos: cidades em ruínas; pontes, sistemas ferroviários, vias fluviais e portos destruídos; terras agrícolas abandonadas, gado morto e minas de carvão desabadas. Muitas pessoas, famintas e sem lar, vagando pelas ruas e estradas. A Europa tinha pela frente uma tarefa imensa de reconstrução, que realizou com impressionante rapidez.


• Politicamente, o final da guerra marca também o declínio do poder da Europa ocidental no mundo. Os Estados Unidos e a União Soviética surgiram como as duas únicas grandes potências políticas, econômicas e militares em torno das quais o restante dos países do mundo se alinhou.


• Um progressivo declínio dos impérios coloniais europeus. Os Estados europeus, que lutaram contra o imperialismo alemão, não tinham como justificar seu imperialismo sobre outros povos.


• A Segunda Guerra Mundial marcou também o início da era atômica. Em pouco tempo, além dos Estados Unidos, a União Soviética e outros países passaram a dispor de armas atômicas.


• Ao final da guerra a Alemanha foi dividida em dois países (até 1990): República Federal da Alemanha e república Democrática Alemã. Foi criada a ONU (Organização das Nações Unidas), com o objetivo de evitar novos conflitos.




• É criado o Plano Marshal sob a tutela dos EUA. Os países destruídos pela guerra ficam dependentes desse plano de ajuda econômica para reconstruir seus países.

A Conferência de Potsdan
• Os aliados da II Guerra Mundial, EUA, URSS e Inglaterra, se reuniram para decidir os destinos da Alemanha que se tinha rendido incondicionalmente nove semanas antes, no dia 8 de Maio. O EUA, com sua superioridade nuclear impôs suas reivindicações: A Alemanha foi dividida em quatro zonas de ocupação militar e Berlim também seria dividida nas mesmas quatro zonas: EUA, URSS,Reino Unido e França. Os objetivos da conferência incluíram igualmente o estabelecimento da ordem pós-guerra, assuntos relacionados com tratados de paz e o contornar os efeitos da guerra à separação da Áustria da Alemanha. Desmilitarização, desnazificação e democratização. Julgamento dos criminosos de guerra Nazis. Acordo sobre as indenizações de guerra em propriedades, produtos industriais e força de trabalho.
ultimou os termos de capitulação do Japão que não acatando, foi vitimado pelo lançamento de bombas atômicas em Hiroshima e Nagasaki.
a conferência de Potsdan acabou por ser a última conferência entre os Aliados.

Avanços e perdas

• A Alemanha foi dividida em duas, RDA e RFA, com quatro setores de ocupação.
A Republica Federal Alemã, de regime capitalista, administrada por EUA, Inglaterra e França. A República Democrática Alemã, com um regime socialista, administrada pelos russos ;


• Quase toda a Europa oriental ficou sob domínio dos soviéticos onde será implantado regimes de governos socialistas: Tchecoslováquia, Romênia, República Democrática Alemã, Polônia, Hungria, Iugoslávia e Albânia;


• Com as dificuldades econômicas pelas quais a Europa se encontrou no pós-guerra ficou difícil manter um certo controle das colônias afro-asiáticas. Estas, aproveitando a situação deram início a um processo de descolonização.


• Os coreanos, dominados pelos japoneses, lutaram ao lado dos aliados, recebendo como prêmio, a sua independência, mas ficaram divididos em duas zonas de influência:
o norte comandado pelos soviéticos e o sul sob a tutela norte-americana. Mais tarde, em 1947, constituíram-se em dois Estados autônomos:
A República Popular Democrática da Coréia (ao norte com o sistema comunista) e a República da Coréia (ao sul, com o sistema capitalista).
Em 1949, quando as tropas estrangeiras retiraram-se do país, teve início um conflito entre os dois lados. A Intervenção dos EUA e da China, de um lado e do outro, mantiveram as Coréias separadas em norte e sul.

Davi Leme
Guilherme Sia

Nenhum comentário:

Postar um comentário