quinta-feira, 13 de maio de 2010

TRATADOS PÓS SEGUNDA GUERRA







A Segunda Guerra trouxe enormes prejuísos para o continente europeu.O cenário econômico e social dos países europeus e do mundo em geral se encontrava despedaçado e se fazia necessário redesenhar o mapa político mundial.Para tal a partir de 1945 foram realizadas conferência que reuniram os maiores líderes mundiais que se reuniram com tal fim.

Foi realizada em Yalta na Criméia uma série de confederações que abordou questões como o tratamento a ser dispensado à Alemanha, bem como pela criação do estado polonês,lançam-se as bases para a criação da ONU. A URSS recebe de volta as áreas de ocupação no Leste europeu e da Lituânia, Letônia e Estônia e decide-se pela regulação do jogo de forças na europa e no mundo.

Depois realiza-se outra em Potsdam que ocorre meses após a rendição da Alemanha e tratou de estabelecer a ordem pós-guerra, tratados de paz e medidas para contornar os efeitos do conflito.Decidiu-se pela divisão e ocupação do território alemão por URSS ,Inglaterra, França e EUA, bem como seu desarmamento,desnazificação e democratização. Além disso decidiu-se pela desanexação de todos os territórios ocupados pelos alemães após 1937 e pelo pagamento de uma indenização de 20 bilhões aos países Aliados.

Com a devastação provocada pela guerra, a Europa enfrentava cada vez mais manifestações de contestação aos governos constituídos. Os Estados Unidos analisaram a crise européia e, concluíram que ela punha em risco o futuro do capitalismo, o que poderia prejudicar sua própria economia, dando espaço para a expansão do comunismo. Com isso, os norte-americanos optaram por ajudar na recuperação dos países europeus. Com esse objetivo criaram o Plano Marshall em 1947, onde foram investidos cerca de 13 bilhões de dólares nos países europeus.

Bretton Woods foi um acordo feito em 1944 no qual estiveram presentes 45 países aliados e que tinha como objectivo reger a política econômica mundial. Segundo o acordo de Bretton Woods as moedas dos países membros passariam a estar ligadas ao dólar e a moeda norte-americana estaria ligada ao Ouro a 35 dólares. Para que tudo funcionasse sem grandes sobressaltos foram criadas com o acordo duas entidades de supervisão, o FMI (Fundo Monetário Internacional) e o Banco Mundial.Assim, com o acordo de Bretton Woods, o dólar passou a ser a moeda forte do sistema financeiro mundial.

Logo após a Segunda Guerra Mundial, um tribunal se reuniu em Nuremberg, na Alemanha, com o objetivo de julgar os crimes cometidos pelos nazistas durante a guerra. De 1945 a 1949, o Tribunal de Nuremberg julgou 199 homens, sendo 21 deles líderes nazistas. As acusações foram desde crimes contra o direito internacional até de terem provocado de forma deliberada a Segunda Guerra Mundial. A criação desse tribunal se deu através de um acordo firmado entre os representantes da URSS, dos EUA, da Grã-Bretanha e da França. Dentre os réus julgados e condenados estava o braço direito de Adolf Hitler, Hermann Goering.

Nesse período da 2ª Guerra, ocorreu também a dissolução da Liga das Nações, pela Conferência de São Francisco, que fora criada numa tentativa de consolidar uma organização universal para a paz em conseqüência da 1ª Guerra Mundial. A Conferência foi realizada com objetivo de substituir a velha Liga das Nações por uma nova organização internacional, assim cria-se a ONU que tem como objetivo preservar a paz e a segurança coletiva e promover a cooperação internacional para a resolução de problemas econômicos, sociais, culturais e humanitários

FONTES:

http://www.guerras.brasilescola.com/seculo-xx/o-mundo-depois-segunda-guerra-mundial.htm

http://www.historiadomundo.com.br/

http://veja.abril.com.br/especiais_online/segunda_guerra/

GRUPO: WESLEY,JOSEPH,BRENO

Nenhum comentário:

Postar um comentário